As empresas mais antigas na bolsa de valores


Em um ambiente de negócios em constante transformação, a inovação deve ser um mantra diário em qualquer organização. Em negócios centenários com modelos de negócios tradicionais, o desafio é cada vez maior para manter-se no topo.
Nesta postagem, veremos quais são as empresas mais antigas ainda em atividade com ações negociadas na bolsa de valores.

CPFL Energia (CPFE3) - Fundação 1912

A CPFL Energia é a primeira empresa centenária de nossa lista. Fundada em 1912, atua na distribuição de energia nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Alpargatas (ALPA4) - Fundação 1907

A Alpargatas é uma empresa do setor calçadista e de lonas. Uma das organizações mais tradicionais do Brasil, conta com marcas em seu portfólio altamente conhecidas, como Havaianas, Mizuno, Topper e Osklen.

Energisa (ENGI11) - Fundação 1905

Outra empresa de energia entra para a lista das empresas mais antigas que estão na bolsa de valores. A Energisa é uma holding composta por 18 empresas, sendo 13 de distribuição de energia. A empresa atua em diversos estados do país e emprega mais de 10 mil pessoas.

Raia Drogasil (RADL3) - Fundação 1905

A Raia Drogasil é um dos maiores grupos varejistas do Brasil e a maior drogaria do país. O grupo foi criado a partir da união entre a Droga Raia e a Drogasil, fundido em 2011. Contudo, a Droga Raia foi fundada em 1905, entrando para a lista das empresas mais antigas na bolsa brasileira.

Light (LIGT3) - Fundação 1905

A Light S/A é uma empresa privada de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica. A empresa atua exclusivamente em diversos municípios no estado do Rio de Janeiro.

Gerdau (GOAU3) - Fundação 1901

Fundada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a metalúrgica Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das maiores do mundo. A companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil funcionário. 

Klabin (KLBN3) - Fundação 1899

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis, embalagens e celulose do país. Fundada em 1899, é uma das empresas mais tradicionais do país. Conta com 24 plantas industriais e é controlada pela Klabin Irmãos & Cia.

SulAmérica (SULA11) - Fundação 1895

Outra empresa tradicional na lista é a SulAmérica Seguros, maior grupo segurador independente do Brasil. A empresa possui uma rede de distribuição de mais de 30 mil corretores independentes e mais de 5 mil empregados. A seguradora trabalha com planos de saúde, odontológicos, automóveis, vida, etc., contendo uma base de mais de 7 milhões de clientes.

Hering (HGTX3) - Fundação 1880

A Hering foi fundada pelos alemães Bruno e Hermann Hering em Blumenau, Santa Catarina, no ano de 1880. A empresa é uma das mais antigas ainda em funcionamento no país, e hoje atua tanto na produção de suas próprias peças como no varejo e em modelos de franquias. Além da marca Hering, a empresa ainda é dona das marcas Hering Kids, Dzarm e PUC.

Banco do Brasil (BBAS3) - Fundação 1808

Por fim, a empresa mais antiga em atividade integrante da bolsa de valores não poderia deixar de ser o Banco do Brasil. Fundado em 1808, ainda pelo rei João VI de Portugal, a empresa é uma das principais intituições financeiras do país e uma das companhias mais rentáveis da bolsa. Possui economia mista, sendo 50% pertencentes ao Governo Federal do Brasil.

Você investe ou é cliente de alguma das empresas presentes na lista? Te espero nos comentários!

Já nos segue no Instagram? Conteúdo DIÁRIO sobre finanças, empreendedorismo e negócios. @odiariodevalor

Comentários