Como receber dividendos em dólar?

O fabuloso crescimento dos eSports - e como investir!

 

Imagem: Hugo Hu

Talvez um dos maiores mercados do país e um dos menos conhecidos pela grande massa da população brasileira seja o de e-sports. Brincadeira para alguns e negócio de gente grande para outros, os e-sports se popularizaram tanto que há investidores aplicando cifras bilionárias em diversos clubes de games. Os e-sports, de forma simples, nada mais são do que games de esportes, assim como o nome sugere. 

O mercado em pleno crescimento atraiu grandes investidores e profissionalizou em demasia as equipes. De acordo com a Newzoo, empresa de consultoria, o mercado global de esportes eletrônicos já movimenta mais de US$ 150 bilhões por ano. 

Grande parte do sucesso dos e-sports se deve a popularização da internet e a utilização massiva de redes sociais. A partir disso, com a audiência crescendo exponencialmente, grandes marcas passaram a atribuir suas campanhas de marketing ao segmento. Empresas como Nike, Claro, JBL e Outback são apenas alguns exemplos de players que já estão se aliando ao setor.

A região da Ásia-Pacífico representa mais de 50% do público aficcionado por esportes eletrônicos, contudo, a América Latina vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos anos. O Brasil, por sua vez, possui representantes de peso nas principais competições mundiais de e-sports.

Outro dado curioso é de que o mercado viu seus números crescerem ainda mais durante a pandemia. Segundo o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), um dos games mais populares do segmento, no ano passado, a audiência cresceu 34% em relação a 2019. 

O campeonato mundial de LoL de 2020 também se tornou o mais assistido da história dos eSports, com aproximadamente 45 milhões de espectadores simultâneos durante a final, superando a marca de 137 milhões de horas assistidas.

Mas como investir no setor de e-sports e aproveitar excelentes oportunidades?

A maneira mais simples é investindo através da bolsa de valores. Claro que, além do investimento em bolsa, existem outras formas de investir no setor, como o investimento em times, premiações, desenvolvimento de startups, etc.

Dentro disso, há opções de investimentos individuais em empresas desenvolvedoras de games ou que possuem em seu portfólio um braço deste segmento; ou através de ETFs no exterior.

Entre as empresas, encontram-se:

Activision Blizzard: BDR BVMF ATVI34 - NASDAQ Stock ATVI

Tencent (dona da Riot Games): ADR (bolsa EUA) TCEHY 


ETFs que aplicam no setor de games:

ESPO: VanEck Vectors Video Gaming and eSports ETF

HERO: Global X Video Games & Esports ETF

BETZ: Roundhill Sports Betting & iGaming ETF

BJK: VanEck Vectors Gaming ETF

NERD: Roundhill BITKRAFT Esports & Digital Entertainment ETF

Ao adquirir uma cota destes ETFs em corretora americana, o investidor se expõe de maneira diversificada ao setor de games, inclusive aproveitando a diversificação geográfica.


Você já investe no setor de games? Sabia que é um dos mercados mais promissores do mundo? Comenta!

Siga-nos no Instagram! Conteúdo DIÁRIO: www.instagram.com/odiariodevalor

Comentários

  1. Olá, DV.

    Eu não jogo, mas já tinha ouvido falar que esse mercado está crescendo muito. Dizem que tem muitos jogadores que ganham muita grana e tem até times formados que ficam em "clubes" treinando. Respondi seu e-mail. Vi hoje.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Corrigindo. Dizem que tem times e seus jogadores ficam nos "clubes" treinando. Ouvi em um podcast do primorico.

      Excluir
    2. Cowboy,
      Eu também não possuo o hábito de jogar, mas é um mercado muito interessante para ficar de olho. O ETF HERO é o maior do segmento e possui um portfólio de empresas bem interessante. Parece ser algo bem impressionante esses "clubes".
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário