Receber dividendos em real e viver o sonho da renda passiva é o desejo de muitos brasileiros. Contudo, há algo ainda melhor do que isso: receber dividendos em dólar. O dólar americano é a principal moeda em circulação no mundo. Moeda oficial dos Estado Unidos, é amplamente aceito e utilizado nas principais relações comerciais.
Para efeitos de comparação, o real foi uma das moedas que mais perderam valor em relação ao dólar recentemente. Isso demonstra a importância em mantermos uma carteira sólida e diversificadas com empresas no exterior, historicamente mais eficientes do que as empresas brasileiras.
Essa postagem não se refere especificamente sobre a perda de valor monetário de nossa moeda, mas sim dos benefícios da diversificação geográfica. Para irmos direto ao ponto, primeiramente devemos entender como abrir conta em corretora estrangeira para recebermos dividendos em dólares. Como este não é o tema do texto de hoje, deixo nesse link uma outra postagem sobre o assunto.
Mas então, como receber dividendos em dólares?
Após a abertura de sua conta em uma corretora estrangeira você deverá iniciar seus estudos a partir de empresas que paguem dividendos. De forma sucinta, há três grandes maneiras de receber dividendos em dólar: investindo em stocks (ações), REIT's e ETF's.
- Stocks
- REIT'S
- AMT - American Tower Corporation
- PLD - Prologis, Inc.
- CCI - Crown Castle International Corp
- EQIX - Equinix, Inc.
- ETF'S
O recebimento de dividendos em dólares através de ETF's também é um método extremamente válido para diversos investidores. Os ETF's são fundos listados em bolsa que replicam determinado índice do mercado. Explicamos de forma breve o funcionamento deste tipo de fundo neste post.
Através do investimento em ETF's que pagam dividendos, o investidor estará exposto a variação dos ativos contidos no ETF e receberá dividendos em dólar de acordo com a frequência de pagamentos estipulada pelo gestor.
Na lista a seguir encontram-se alguns ETF's que pagam dividendos para estudo. Não são recomendações de compra.
- VNQ - Vanguard Real Estate ETF - Empresas proprietária de imóves nos EUA (REIT's);
- VYM - Vanguard High Dividend Yield ETF - Empresas com alto DY;
- NOBL - ProShares S&P 500 Dividend Aristocrats ETF - Empresas que pagam dividendos crescente há no mínimo 25 anos;
- VNQI - Empresas proprietária de imóves fora dos EUA;
- SCHD - Schwab U.S. Dividend Equity ETF - As 100 maiores empresas que pagam dividendos;
- VIG - Vanguard Dividend Appreciation ETF - Empresas que aumentaram seus dividendos em no mínimo 10 anos consecutivos;
- SDY - SPDR S&P Dividend ETF - Empresas do S&P 1500 que aumentaram seus dividendos em no mínimo 20 anos consecutivos.
Para o investidor, é válido compor uma carteira com as três classes de ativou ou apenas com ETF's, que podem replicar fielmente uma carteira bem administrada e com ativos de alta qualidade.
Bom postagem no blog
ResponderExcluirMal posso esperar para começar a receber dividendos dolarizados.
Excluir